quarta-feira, 9 de setembro de 2015

08) - MMA IGARAPÉ-AÇU

O CABOCLO E O TIGRE

Essa é uma história verdadeira acontecida na década de 1970, contada resumidamente pela primeira vez por Luiz Luz, e testemunha dos fatos.

PERSONAGEM 1

Muita gente não sabe devido ter caído no esquecimento é logico. Quero dizer do primeiro lutador de MM A "antigamente chamado vale tudo" da zona BRAGANTINA mas especificamente IGARAPÉ-AÇU. chama-se José Maria , hoje um cidadão pacato, residindo com a família no mesmo canto de quando era solteiro.

A TRANSFORMAÇÃO CASUÍSTICA

O ZÉ, assim o chamam amigos e familiares, não tinha  habilidade nem título de lutador para entrar na aventura preste a acontecer. Dessa forma pensavam todos, menos ele.
Não restava dúvida; era um jovem muito forte, ágil, ousado e destemido aos seus vinte e três anos. Na época, destacava-se como melhor goleiro em igarapé-açu jogando pelo Botafogo e seleção da cidade.

A CHEGADA

 Certo dia do mês de julho do ano de 1970, chegou e instalou-se na praça central de igarapé-açu um circo. De tamanho pequeno, mas prometendo grandes espetáculos com atrações variadas a população. É ai que nosso PERSONAGEM ZÉ MARIA vai entra em ação. Porém esse pedaço da história você saberá na próxima postagem.

CIRCO VAI A RUA

O caminhão, com lataria  multicolorida, percorria as ruas de chão coberto de piçarra seca poeirenta sob temperatura amena da tarde, apesar de ser verão. Em pé, sobre o piso de madeira do veículo e com os dois braços erguidos, deixava a mostra a musculatura do peito bronzeado. Os cabelos negros compridos esvoaçante emoldurava o rosto quadrado de tom agressivo deTIGRE PARAGUAI  que acenava aos transuentes e familiares,  sentados  a frente das casas naquela tarde fresca, vendo a comitiva circense passar deixando no ar uma alegria de festa passageira .
A primeira impressão, observa-se nele um lutador muito forte, além de estatura alta. Era na realidade a maior atração do circo, embora os palhaços fizessem a alegria da criançada que seguiam o carro em marcha lenta, ora atras ora nos lados do transporte pulando e cantando: o palhaço que é? -dizia o palhaço e as crianças respondiam. - É ladrão de mulher.
A frente da trupe, o jeep sem capota, acomodava  ao lado do motorista o locutor. trajava terno surrado de tecido com listas grossas de cores vermelho e verde. Sobre a cabeça tinha uma espécie de cartola preta. Dizia o locutor.
- Senhoras e senhores, crianças e moças.  Este e o circo ESTRELA que esta passando na sua rua  apresentando a vocês os melhores artistas do Brasil. Temos palhaços, mágicos, contorcionistas e o famoso e o imbatível Tigre Paraguai, o homem mais forte que o mundo já viu. E ele Tigre Paraguai, esta fazendo um desafio a População de Igarape-Açu que é a seguinte meus senhores e senhoras: "Ele quer saber se aqui tem um macho com coragem de enfrentá-lo".
O locutor continuou anunciado o circo, mas o que ficou gravado na mente do ZÉ  que ate então estava achando tudo muito engraçado, foi quanto a  última frase dita. Essa mexeu com o brio dele e ficou martelando seu juizo, não por muito tempo.


O ACERTO

No céu, via-se em bando  de pássaros a voltar aos seus locais de pernoite, anunciado o cair da tarde.
Eram por volta de 17:30 hora, quando Zé apos um banho de água de poço, vestiu uma bermuda, pós o chinelo de couro e camisa sobro ombro esquerdo,  costume desde criança e partiu em direção onde estava localizado o circo. Nunca havia estado em um. Seu primeiro contato aconteceu de maneira diferente do usual ou seja; não como expectador.
Ao chegar, topou na porta do circo um anão varrendo o chão e ele foi logo perguntado:
- Onde encontro a pessoa responsável pra eu lutar com esse Tigre Paraguai?
O pequeno homem olhou de baixo para cima,  fez sinal com cabeça e disse.
- É por aqui, venha comigo.
Deram alguns passos, transpuseram uma porta de lona e pararam a frente de um homem gordo, de bochechas rosadas, branco ,de barba ruiva e nu da cintura para cima.Esse olhou o recém chegado trazido pelo anão e esboçou  um miúdo sorriso. Perguntou:
- Ola meu camarada em que posso ajudar?
-Eu quero lutar com esse que desafiou minha cidade.Continuou. - Aqui tem macho sim.
- Voce sabe rezar, brincou o homem. Esta bem, esta bem (disse isso para descontrair).
O homem levantou e o anão ficou ali olhando ora para um ora para outro. Pegou um pedaço de papel e perguntou: Qual é seu nome?
- Ele respondeu. Mas pode me chamar de Zé.
- Você parece ser um moço muito forte mas vou logo lhe dizendo, não é páreo para o Tigre Paraguai e alias, ele pensou não aparecer desafiante.
- Não importa eu quero mesmo assim ir pra porrada com ele.  Doravante ele passou a ser o representante dos machos de Igarapé-Açu, e notícia correu logo de boca em boca.Era só o que se comentava na cidade.
Então ficou acertado entre os dois,  a luta para o dia seguinte domingo, as dezenove horas,depois do penúltimo número destinado aos palhaços. Fariam a derradeira apresentação daquela noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário